Eu Acho Que - A sua opinião pública
 
Categorias

de opiniões

RSS

Participe

Já é cadastrado? Logue para comentar ou enviar uma opinião.


Busca


Geral

Tags utilizadas
marx - che - guevara - poder - luta
Geral
18/10/2007 às 15h41min

"A sociedade é uma eterna luta de classes"

Desde 1848, quando publicou "O Manifesto Comunista", Karl Marx - filósofo alemão considerado o pai do socialismo - afirmava e vivia esta condição: "A sociedade é uma eterna luta de classes."
O engraçado é que após décadas e décadas de história e "evolução", a situação ainda é a mesma. O homem construiu um mundo injusto, erguendo muros, criando e investindo em guerras, desfazendo lares e, ainda hoje, reafirmando a cruel luta de classes.
Nesta luta não há espaço para ética, tampouco para a compaixão. Uma terra de gigantes gananciosos, que usam e abusam do "poder" para acabar com ideologias de uma juventude que insiste em lutar, e com tudo aquilo que lhes impeça de ter mais e mais.
Para esses, as nossas ideologias são vistas como utopia, perca de tempo. Contudo, o que ainda nos faz acreditar em um mundo menos desigual é esta também eterna gana que todos nós que somos vítimas desta sociedade hipócrita possuímos, e que não deixaremos morrer jamais...a esperança de que algo ficará para as próximas gerações, e que estas resistirão e continuarão a lutar para defender e construir aquilo que nem mesmo esses "gigantes" poderão exterminar...os nossos sonhos.

"Os poderosos podem matar uma, duas ou até três rosas, mas jamais poderão deter a primavera."
Che Guevara



foto
Postado por Niela Bittencourt Ler outras opiniões enviadas por Niela Bittencourt

Comentários

foto
Olavo Mendes 18/10/2007 às 15h52min

Apenas com ternuraPrezada Niela:
A realidade histórica já começa a mostrar. A sociedade é uma eterna luta, sim, onde caras como Guevara só fizeram atrapalhar, dividindo as classes. Veja onde a luta de classes levou a China. O pior do capitalismo com o pior do comunismo. Crescimento a 9% ao ano para uma classe privilegiadíssima, à custa do maior crime ambioental que se tem notícia na história da humanidade. Só iremos começar a construir um futuro quando nos ddermos as mãos, sem divisões.Abraço

foto
Niela Bittencourt 18/10/2007 às 18h56min

E é isto "caras" como Guevara sempre lutaram contra...Acredito que não me entendeste.
Marx, já naquela época, via como tudo seria. e creio que com suas idéias publicadas em obras fantásticas deixou um legado para as gerações que o sucederam. Guevara foi um dos que soube defender suas idéias, de uma forma radical, mas defendeu...Errou, talvez, em alguns momentos, mas defendeu aquilo que para ele era a coisa mais importante. Largou tudo para correr atrás de um ideal e ainda sobrevive...

foto
Olavo Mendes 18/10/2007 às 21h23min

GuevaraTalvez o maior exemplo de covardia na triste históriade Guevara, justamente foi ele ter fugido da revolução. Parar e construir - mesmo uma ditadura da pior espécie - não era com ele, assim como não é com todos aqueles que optam pela violência, sejam de direita ou de esquerda. Ficar e mudar pelas idéias, mesmo que leve muito tempo, é obra para estadistas e esse são poucos na história dos povos, infelizmente. Por isso tanta violência, como você mesmo, sabiamente, levantou.

foto
Niela Bittencourt 19/10/2007 às 9h18min

É, amigo...Muitos erraram nesta triste história de luta de classes, mas ainda assim os admiro...
Sei que pouco podemos fazer, caro amigo...Mas veja bem, algo está sendo feito, ou não?
Ainda temos nossa voz e nossos ideais e isto ninguém poderá calar...Mas o dia que isto estiver para acontecer...Será a hora de lutar...Não falo tão somente de violência, meu caro...Mas se for preciso e se for nossa última opção...Vamos a luta...Poucos lutarão, com certeza...Pois aí os fracos ficarão do lado...

foto
Niela Bittencourt 19/10/2007 às 9h21min

...daqueles que são considerados os mais fortes e passarão a acreditar também, como tantos na nossa história, que ideais são para os jovens sem experiência de vida...e que isto tudo não passa de UTOPIA...
Esquecem que se nós, jovens, temos esta gana tamanha não pela falta de experiência, mas pela pureza que ainda não foi corrompida por este mundo onde os valores estão destorcidos...
Abraço, amigo!

foto
Olavo Mendes 19/10/2007 às 11h58min

JuventudeÉ, justamente por defender essa gana e essa pureza da juventude que eu procuro desmascarar tipos como o Guevara que canalizaram toda essa vontade de mudanças para o lado da violência. A mesma violência que atiça militares ( de direita e esquerda) em todo o mundo. Que explode bombas em nome de Deus ou que invade outros países em nome da "democracia". Guevara é o simbolo da manipulação da juventude pela esquerda, assim como a juventude hitlerista foi a manipulada dos jovens pela extrema direita.

foto
Olavo Mendes 19/10/2007 às 12h1min

Enfim, o que eu defendo é a PAZ e o DIÁLOGO que, somados, geram a TOLERANCIA entre os povos. Grande abraço e continue assim.

foto
Niela Bittencourt 19/10/2007 às 14h28min

Bom, entendo o que defendes e, acredite, tenho certeza que lutamos pla mesma coisa: A IGUALDADE...Só que defendo sim caras como Guevara e Marx, pq eles eram pessoas muito a frente de seu tempo...Seus ideais permanecem até hoje e, para mim e para tantos, ainda são exemplos.
E a questão da MANIPULAÇÃO, como colocaste é muito relativa...Não se pode comparar a LUTA da esqrda, que citaste aí em cima, com o MAL TERRÍVEL que HITLER fez ao mundo...
São coisas muuuito diferentes...para mim, pelo menos

foto
Niela Bittencourt 19/10/2007 às 14h32min

E "SER MANIPULADO" também...Hoje, a massa que está aí é manipulada por caras como LULA...Que ´comprou´ sua popularidade com o bolsa família, e fez isso sabendo que assim seria. Guevara não estava querendo manipular ninguém, muito menos Marx...estavam querendo abrir os olhos de pessoas que estavam cegas diante da burguesia...Hoje, não existem pessoas como estas e, as poucos "quase" como estas, são vistas como loucas e utópicas...Eles só buscavam emocionar para a luta...e não manipular...
Abraço!

foto
Olavo Mendes 19/10/2007 às 15h12min

ErroEfetivamente, é impossível comparar a luta pelo poder da esquerda com a luta pelo poder do facismo de Hitler e de Mussolini, por exemplo. Os dois ditadores, juntos, no período da Guera mundial, mataram e assassinaram 50 % MENOS menos do que STALIN na sua revolução pelo POVO, baseado no pensamento EXUBERANTE da luta de classe de MARX. Quem sabe a gente junta aí a luta pelo poder na CHINA, igualmente baseada no pensamento LIBERTÁRIO de MARX. Milhões foram mortos e torturados e continuam sem l

foto
Olavo Mendes 19/10/2007 às 15h19min

erro 2liberdade. É esse pensamento que Guevara queria trazer para a América Latina. Jamais vou defender a atual situação no nosso país que, aliás, é socialista. Onde você acha que LULA tirou essas idéias de ganahar eleições comprando o povo com vales? Niela, é preciso enxergar a floresta e não apenas a árvores. E eu acho que papos como esse, são absolutamene importantes para esclarecer as pessoas. Abraço

foto
Niela Bittencourt 19/10/2007 às 15h29min

E lá vamos nós novamente...Rsrsrsrs...Sim...Tudo bem, mas não podemos culpar Marx por uma má interpretação de suas filosofias...A grande maioria do POVO lê ´O Capital´ ou ´O Manifesto Comunista´ e não entende absolutamente nada e o interpreta como quer...Claro que ambos os livros, principlamete ´O Capital´ são extremamente difíceis de se entender...requer um conhecimento de economia e etc...E convenhamos que a EDUCAÇÃO não é exemplo nem aqui no Brasil (tanto hoje qto há décadas atrás) nem nos países onde estes ´caras´ nasceram...

foto
Niela Bittencourt 19/10/2007 às 15h32min

e falo de uma EDUCAÇÃO real, que estimule a criticidade, e não a submissão.
Bom, o que insisto em defender é que más interpretações existem e sempre existirão.
LULA é um mito que dificilmente será derrubado...Mito este criado por um povo que tinha esperança em alguém que veio do povo...socilista, mas antes de assumir o poder...após isto não passa de um burgues que se faz de santo e se apóia em sua imagem popular para fazer o que bem entende por baixo doa panos. E a mídia ajuda a manter sua...

foto
Niela Bittencourt 19/10/2007 às 15h37min

imagem...
GUEVARA foi vítima, assim como nós, de sua gana em mudar o mundo...

Não pense que meus papos são românticos, como muitós já disseram...Não sou ingênua a ponto de acreditar que existam pessoas que jamais serão corrompidas pelo poder, pois é o poder que as corrompe, mas ainda sim creio em mudança real...não sei se por meio do socialismo ou por outro, mas ainda creio!!!

Pena que esta discussão não é no meu Blog...Rsrsrs...

Abraço, meu mais novo amigo!

foto
Olavo Mendes 19/10/2007 às 15h42min

Erro 3Não sou contra ideologia que fala em liberdade, fraternidade, igualdade, tomo o mundo tomando banho junto ou ganhando a mesma coisa, paz na terra e pobreza zero. A questão são as pessoas que pegam essas idéias, como Guevara, Stalin, Mão, Fidel, Hitler, Mussolini e as transformam em instrumentos para chegar ao poder, usando muito mais a GANANCIA das classes dirigentes e a INGENUIDADE dos mais jovens do que a IGNORANCIA do povo. Lula tá nessa. Abraço e vamos ver se a gente continua outra hora.

foto
Niela Bittencourt 19/10/2007 às 15h50min

SERÁ QUE AINDA SOMOS TÃO INGÊNUOS?Acredito que os jovens que hoje estão dispostos a debater tais questões já não são mais tão ingênuos a ponto de cairem em conversas como a de Lula...Os que ainda caem, geralmente são levados pelo seu bem estar. Por aquilo que lhes é prometido. Afinal, num Brasil onde o mercado de trabalho não tem espaço nem mesmo para pessoas com nível superior, uma ´boquinha´ conseguida por políticos não deve ser jogada fora. Os jovens que ainda ajudam a eleger caras como LULA já estão na tão corrupção que...

foto
Niela Bittencourt 19/10/2007 às 15h54min

falamos, a corrupção de suas próprias ideologias, como foi o caso de LULA.
Os jovens que estão aí querendo debater e buscar respostas já não são mais tão ingênuos, o que não dá certeza que acertarão, mas pelo menos já não estão mais tão cegos...O dia que política e comunicação forem temas discutidos na EDUCAÇÃO, teremos jovens preparados para enfrentarem a burguesia deste século...
Resta, então, a nós que somos poucos menos cegos, lutarmos por ela..Reivindicarmos melhorias em nossas faculdades

foto
Niela Bittencourt 19/10/2007 às 15h57min

ou colégios, usufruirmos de espaços como este para nos expressarmos...Isto parece pouco, mas já é um começo...
O que temos aqui é um espaço para satisfazermos nossa vontade de falar para caras como estes, que destruiram sonhos de uma, duas gerações...
Caras que esqueceram dessa inquietude da juventude para viverem e satisfazerem seus desejos individuais.

Abraço novamente!

foto
Olavo Mendes 19/10/2007 às 15h58min

Ok, Niela, mas vamos concordar que é muita ingenuidade acreditar que Guevara fez o que fez pelas crianças pobres....logo ele. Acho que devemos continuar a luta pela igualdade, mas em premissas diferentes. Sem sufocar a liberdade de expressão, por exemplo. Cuba é um exemplo do que não se deve fazer.

foto
Dudu 19/10/2007 às 16h1min

Você sabia que...Vocês sabiam que o Partido Nazista fundado pelo Hitler, na Alemanha, se chamava ´PARTIDO SOCIALISTA DOS TRABALHADORES DA ALEMANHA?". Que coisa, hein?

foto
Olavo Mendes 19/10/2007 às 16h8min

Mais uma prova da utilização do "POVO" e de todas as expressões a ele ligadas, como massa de manobra.

foto
Niela Bittencourt 19/10/2007 às 16h14min

Sim, concordo...Cuba não é exemplo de socialismo!!!E não há nenhum exemplo que tenha dado certo, admito...Não estou defendendo o ´socialismo´ que todos conhecemos...Estou defendendo uma ideologia que jamais foi seguida e por isso não pode alcançar o sucesso!

Se estudarmos um pouco da filosofia que Marx formulou veremos que tudo que ocorreu após foi uma séria de erros e más interpretações...

A Bíblia não é interpretada por uns de uma maneira e por outros de outra???
Não fazem misérias...

foto
Niela Bittencourt 19/10/2007 às 16h15min

em nome de Deus???

Pois então...Marx tem culpa de tudo isso! Não, não tem...
"Em nome do socialismo" foram feitas muitas coisas, menos aquilo que ele propunha!

foto
Olavo Mendes 19/10/2007 às 17h50min

Concordo plenamente. E precisamos, urgentemente, aprender com os nossos erros.

foto
Nilson Guerreiro 19/10/2007 às 17h59min

Precisamos pensar o futuroÉ fantástico como esse assunto ainda gera polêmica. Décadas depois da morte do socialismo, a partir da queda do muro de Berlim, ainda atrai discussões. Talvez por isso ainda estejamos no início do século passado, no Brasil ( em todos os sentidos). O que precisamos fazer é nos posicionar em relação a qual o capitalismo que desejamos para o Brasil e para os brasileiros. É o praticado na CHINA, com forte intervenção do Estado. É o praticado na Europa ou nos EUA? Ou vamos fazer o nosso?

foto
Niela Bittencourt 19/10/2007 às 18h15min

Temos mesmo é que parar de dar nome aos boisa...Dane-se se lutaremos pelo socialismo, se vivemos em um capitalismo...
Não importa que tipo de sistema vingou ou não...Já não mais importa os erros...Já não importa...
Se estão vivos os ideais é pq ainda há esperança no sistema...
Defendo o socialismo sim...Não este de Cuba ou dos outros citados...Defendo o ideal do socialismo, que nunca foi posto em prática...

foto
Luciano José de Mello 14/6/2009 às 0h3min

Só para constarNão queria fazer meu primeiro comentário em um termo de relevância para não ser cobrado pela vida toda.

Clique para abrir

Comentar esta opinião

Clique para abrir

Envie esta opinião

Clique para abrir

Envie esta opinião

Digite no campo abaixo o e-mail do destinatário desta opinião. Se você tiver mais de um destinatário, digite os e-mails separados por ponto-e-vírgula.
Por exemplo: email1@euachoque.com.br; email2@euachoque.com.br; email3@euachoque.com.br

© EuAchoQue - Por Aldeia - Agência de Internet